domingo, 11 de julho de 2010

Com as Mãos Sujas de Sangue...***




Toda vez que me deparo com certas atrocidades, lembro do curioso texto “Peçonha Humana”, publicado numa revista em 2008. O texto fala da reunião de cobras , lacraias e escorpiões, que ficaram indignados com certas atitudes dos seres humanos. E não é para menos, cada dia que passa o homem se supera no quesito barbarie, e até o reino animal se horroriza com isso.
Sinceramente não sou fã de abordar esse tipo de tema, mas alguns questionamentos simplesmente ficam martelando na minha cabeça, e se torna difícil não levar a tona certas coisas, como as últimas noticias dos jornais, que diga-se de passagem fazem um enorme alvoroço, e um rebuliço em cima de certos assuntos. Hoje vemos a morte brutal de uma jovem que sequer teve a oportunidade de descobrir a vida, e jamais conhecerá as delicias de viver um poema de Balzac, que foi maravilhosamente retratado numa das crônicas de Mario Prata.
E então, de repente vejo que a glória e o glamour de um atleta tornam-se o preço de uma vida, mas, será que foi apenas uma mesmo? Entre os muitos apelidos que li na linha do tempo desse caso, vi a participação de várias pessoas num crime hediondo. Mas, o que mais me impressiona além da crueldade e da frieza como as coisas foram feitas e negadas, é o motivo pelo qual aconteceram e a possibilidade de um desfecho injusto, caso não hajam provas suficientes, mesmo diante da confissão.
As perguntas que me cercam são muitas, pois, a impunidade dá margem a mais violência, e se tornou fácil e cômodo fazer “justiça” (leia-se a seu modo) com as próprias mãos.
Nessa guerra silenciosa, onde muitas vezes morrem Elizas, Anas, Marias, Marcos, Pedros, sem que o mundo saiba, o que na verdade importa são os crimes que possam dar audiência e render pontos no IBOPE.
E o que dizer das nossas leis, que são capazes de libertar um réu confesso por falta de provas, que mantém um inocente preso durante anos, enquanto o verdadeiro criminoso está na cela ao lado, mas, para não assumir sua falha faz vista grossa e mantém uma busca que teoricamente já foi encerrada pelas evidências?
Quando vejo casos como esses, onde muitos se envolveram de uma forma ou de outra, por ação ou omissão, me pergunto:
“Quem está com as mãos sujas de sangue? Quem cometeu o ato ou todos aqueles que de alguma forma, direta ou indireta nada fizeram para que houvesse a verdadeira justiça?”
Num país onde tudo é possível, crime mesmo é roubar galinhas, né???

Nenhum comentário:

Postar um comentário